logo RCN
Notícia

Milton Ribeiro: MPF quer que Supremo investigue Bolsonaro por suposta interferência

  • Diário do Poder -

O Ministério Público Federal (MPF) quer que as investigações sobre o ex-ministro Milton Ribeiro sejam levados ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha interferido na investigação. A informação é da GloboNews nesta sexta-feira, 24.

Segundo a apuração, o pedido é necessário porque as investigações trouxeram indícios dessa suposta interferência. Há suspeita, por exemplo, de que Ribeiro já estava ciente da operação policial realizada na quarta-feira, 22.

O MPF citou transcrições de conversas telefônicas, autorizadas pela Justiça, para justificar o pedido. Nas mencionadas transcrições, Ribeiro diz ter sido informado sobre uma suposta busca e apreensão em sua casa.

O caso

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso em operação da Polícia Federal batizada Acesso Pago. Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura - ligados ao presidente Jair Bolsonaro - também foram presos, além de Helder Diego da Silva Bartolomeu e Luciano de Freitas Musse.

Na quinta-feira, 23, o desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal (TRF-1), concedeu liberdade aos presos pela operação.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Arilton Moura e Gilmar Santos compunham um "gabinete paralelo" suspeito de agilizar liberação de verbas para prefeituras em troca de propina.

A operação mira supostos crimes de tráfico de influência, corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa.

Em conversas gravadas que vieram à público em março deste ano, o ex-ministro Milton Ribeiro admitiu que priorizava o atendimento a prefeitos que chegam ao ministério por meio dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Falando a dirigentes municipais dentro do ministério, Ribeiro afirmou, na ocasião, que seguia ordem do presidente Jair Bolsonaro.

Na gravação, Milton Ribeiro diz que a liberação de recursos foi um "pedido especial" de Bolsonaro. "Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do (pastor) Gilmar (Santos)" - Arilton Moura e Gilmar Santos estavam presentes na reunião. "A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar".

Os recursos obtidos pelos prefeitos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados à reforma e construção de escolas e creches. Também podem ser usados para adquirir ônibus escolares e materiais didáticos, entre outros itens.

O prefeito Gilberto Braga (PSDB), de Luís Domingues (MA), revelou que o pastor Arilton Moura chegou a pedir pagamento em ouro para liberar recursos da pasta destinados à construção de escolas e creches em municípios. Segundo Braga, o pastor cobrava outros R$ 15 mil apenas para abrir protocolos de demanda no ministério. Depois que a demanda fosse atendida, outro valor era solicitado, o que poderia variar de caso a caso.

Gilmar e Arilton estiveram em pelo menos 22 agendas oficiais do Ministério da Educação desde o começo de 2021, sendo 19 delas com a presença do então ministro Milton Ribeiro.


Prefeitura de Joinville abre credenciamento para Organizações Sociais Anterior

Prefeitura de Joinville abre credenciamento para Organizações Sociais

Pai aos 83 anos, homem grava vídeos para que filho possa ver no futuro Próximo

Pai aos 83 anos, homem grava vídeos para que filho possa ver no futuro

Deixe seu comentário